Voto de Pesar n.º 66/X/2025 de 23 de janeiro
Voto de pesar pelo falecimento de Álvaro Apolo da Luz Pereira
Voto de Pesar n.º 66/X/2025 de 23 de janeiro
É com profundo sentimento de pesar e consternação que a Assembleia tomou conhecimento do falecimento do Álvaro Apolo da Luz Pereira, no passado dia 12 de dezembro.
Natural da ilha de São Vicente, Álvaro Apolo passou a sua infância na ilha do Sal, depois emigrou, ainda, jovem para Portugal. Álvaro Apolo foi, seguramente, um daqueles que enfrentou o drama de querer ficar e ter de partir.
À semelhança dos outros filhos deste país esteve fora, mas sempre dentro acompanhando todas as dinâmicas internas, participando e contribuindo para a independência de Cabo Verde. Atuando também para que o caminho deste país fosse iluminado pelas luzes da paz, do progresso e do bem-estar de todas e todos.
Tendo sido uma das figuras de proa e fundador do Associativismo em Portugal, Apolo deixou uma marca na nossa comunidade emigrada e na Associação Cabo-Verdiana de Lisboa, da qual, aliás, foi Presidente nos idos anos 80.
Homem de causas, Álvaro Apolo abraçou as causas do PAICV, tendo sido militante e dirigente do Partido. Chegou aliás a exercer função de 1º Secretário do PAICV em Portugal, imprimindo sempre a sua dinâmica e cultura organizacional.
Ele foi um exemplo vivo da demonstração de que os Cabo-verdianos que partem destas ilhas levam consigo a alma da Nação, mantêm acesa a chama crioula que não se ofusca pelas luzes diversas de outras paragens e, muito pelo contrário, se retroalimentam, se misturem, mas, ao mesmo tempo se diferenciam, sempre com vontade de servir e abraçar a terra.
É nesta senda, que ele regressou à terra, desta feita como Presidente do Instituto das Comunidades, onde foram criados vários instrumentos para a integração da nossa comunidade nos países de acolhimento e no processo do desenvolvimento de Cabo Verde.
Álvaro Apolo, fez muito para Cabo Verde e pela nossa imensa Diáspora.
Parte do nosso convívio, um Homem dinâmico, de elegante simpatia, de inigualável disponibilidade… Um Homem de muitos valores e afetos.
Engenheiro de formação, que muito se preocupou com o desenvolvimento sustentável, com a gestão da orla marítima e com ordenamento do território do nosso país.
Pelos seus feitos, pela sua entrega às causas do país, pela sua dedicação, pelo seu forte contributo para ativismo social na Diáspora, pelas suas ideias, enfim pela sua vida cidadã, a nação cabo-verdiana, deve-lhe uma homenagem. Que o nome deste dilecto e distinto cidadão retumbe em profundidade nesta Casa Parlamentar.
O sentimento de pesar que nos toca é comum a todos quantos tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com o Álvaro Apolo.
Nesta hora de dor e luto, a Assembleia Nacional endereça à família enlutada, aos amigos de Álvaro Apolo a expressão das mais sentidas condolências.
Que a sua Alma descanse em Paz.
Assembleia Nacional, 9 de janeiro de 2025.
Publique-se.
O Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Tavares Correia.